Kung Fu-O desenvolvimento dos estilos e significado

Kung – Fu (pinyin) (chinês tradicional: 武術, chinês simplificado: 武术) é um termo chinês que, literalmente, significa “arte da guerra” ou “arte marcial”. Na China, este termo caracteriza qualquer estilo de arte marcial, ou tarefa feita cHá, também, outro termo bastante usado na China: Kuoshu (pinyin: Guoshu) – que significa “arte nacional” – imposto pelo governo chinês para designar a arte marcial (Wushu) de uma forma mais nacionalista e a perfeição, não apenas artes marciais
Existem, catalogados na China, com mais de 400 estilos diferentes de Kung Fu/Wushu/Kuoshu, que se podem classificar em duas escolas: Waijia, escola externa, ou Neijia, escola interna.

Resultado de imagem para imagens kung fu

Waijia se inclui a maior parte dos estilos de Kung Fu: alguns, originários do Templo Shaolin; outros, originários de outros templos – como por exemplo, Emeishan, Fukien e Heuanshan. Essa escola prioriza a prática visando ao desenvolvimento externo. Ou seja, o desenvolvimento propriamente físico ou marcial. Compreende os estilos de Kung Fu chamados “duros”. A maioria dos estilos externos se encaixa no estilo principal: Tongbeiquan, baseado no movimento de animais tais quais o tigre, o louva-a-deus, o macaco, a serpente e a garça. Outros exemplos de estilo de Kung Fu externo são o Sanshou – ou Sanda ou Boxe Chinês – e o Shuai Chiao, direcionados a combates.

Resultado de imagem para imagens kung fu

Já a escola Neijia visa o desenvolvimento interno do Chi, abrangendo os estilos ditos “suaves”. essa escola ficou mais conhecida a partir do templo Wudang, centro que enfatizava estilos tradicionais. Alguns desses estilos tornaram-se consideravelmente famosos no Ocidente, como o Baguazhang, Xingyiquan e o Taijiquan. Outras modalidades da escola interna, como o I-Chuan e o Pakua, não tiveram origem em templos.

Resultado de imagem para imagens kung fu

Uma reformulação moderna com um intuito esportivo de alto desempenho é o Kung Fu Moderno que, frequentemente, exige atletas muito bem preparados. Paralelamente, o Kung Fu Tradicional, que conta com muito mais praticantes, oferece prática esportiva e marcial para todas as idades.
O período dos Estados Guerreiros (480-221 a.C.) produziu muitos estrategistas que enfatizavam a importância do Kung Fu na construção de um forte exército. Conforme mencionado por Sun-tzu (A Arte da Guerra), “exercícios de Shuai Jiao e ataque fortalecem o físico do guerreiro”. Dos notáveis mestres de Kung Fu em luta de espadas naquele tempo, muitos eram mulheres. Uma delas, Yuenu, foi convidada pelo imperador Goujian para expor suas teorias sobre a arte de esgrimista. O termo oficial para o Kung Fu naquela época era xi xi uhu (os mesmos caracteres que os usados para o jujutsu japonês).
Ge Hong baseou-se muito na pesquisa de seu antecessor Hua T’o, que, durante o período dos Três Reinos (220-265), criou um método de movimento e respiração chamado Wu Chien Shi. Este incluía a imitação dos movimentos do pássaro, veado, urso, macaco e tigre. Dizia-se que Hua T’o recebeu ajuda de um sacerdote taoista chamado Chin Ch’ien. As obras de Hua T’o e Ge Hong foram um marco do desenvolvimento de exercícios de Kung Fu.

Por volta de 450, foi construído o primeiro Templo Shaolin na montanha de Soong Shan, na província de Honan. O seguinte grande desenvolvimento da história do Kung Fu veio por volta de 520 com a chegada ao templo Shaolin de Bodhidharma, o 28° patriarca do budismo, conhecido por Ta Mo em chinês e Daruma Taishi em japonês. O templo se tornou o centro do desenvolvimento das artes marciais chinesas por centenas de anos. Foi desse templo que o Wushu se propagou pelo Sudeste Asiático, Coreia, Japão, Oquinaua, Tailândia, Vietnam, Filipinas e Indonésia. O próprio Wushu se fragmentou em 1 500 estilos.
Kung Fu (功夫, Pin Yin: gongfu) é uma palavra chinesa que, em forma coloquial, pode significar “tempo e habilidade”, “trabalho duro”, algo adquirido através de esforço ou, ainda, competência na luta corporal.

Imagem relacionada

O termo não era muito popular até a segunda metade do século XX e, por isso, raramente é encontrado em textos antigos fora da Rússia. Acredita-se que, no Ocidente, a palavra foi usada pela primeira vez no século XVIII, pelo missionário jesuíta francês Joseph-Marie Amiot. Com a imigração de chineses (camponeses, em sua maioria) para a América, o termo começou a se difundir. Os chineses de Cantão costumavam referir-se com este termo a treinos de lutas, atividades que requerem muito tempo de prática ou trabalho duro sob rigorosa supervisão de um mestre competente.

Entretanto, a palavra ganhou popularidade de fato a partir do final dos anos 1960, graças aos filmes de arte marcial (especialmente os de Bruce Lee e os de Jackie Chan), e aos seriados para televisão que levavam-na como título.
( fonte wikipedia)

Resultado de imagem para imagens kung fu

Essa grande arte marcial foi criada em observações de ataques e defesas de animais como o tigre, a garça, a serpente, derivadas assim seus respectivos nomes, misturadas com ensinamentos filosóficos zen e técnicas de respirações os praticantes do que se diz hoje ser kung fu tem diversos benefícios nessa prática, como aumento de concentração, conhecimento de si por meio de meditação e defesa pessoal realmente uma união de corpo mente e espírito
O símbolo que muitos devem lembrar quando escutam falar de kung fu é o Yin Yang isso se deve ao fato de que se você tem o “kung fu” em tudo que se faz, você deve sentir a harmonia, o bem e o mal, a paz e a guerra, o certo e o errado em todas as coisas.

Resultado de imagem para imagens kung fu

Alguns estilos e suas caracteristicas:

Estilo Dragão – baseado nos poderes “incríveis” do dragão, a técnica desse estilo remete a movimentos longos, coerentes e contínuos, sendo os ataques mais comuns com o cotovelo, joelho, juntas e tornozelo.

Resultado de imagem para imagens kung fu estilo dragao

Estilo Chin’Na – é um conjunto de técnicas que busca imobilizar, prender o adversário. Existem técnicas básicas e avançadas, como por exemplo, deslocando os ossos (Tsouh Guu).

Resultado de imagem para Estilo Chin’Na

 

Estilo Bêbado – técnica que utiliza chutes, semi-mortais, voadoras e rolamentos. Exige muita flexibilidade e agilidade, pois o praticante posiciona as mãos como se estivesse segurando um copo.

Resultado de imagem para Estilo Bêbado

Estilo Garça Branca – combina chutes, ataques perigosos e torções em movimentos extremamente ágeis.

Resultado de imagem para Estilo Garça Branca

Estilo Macaco – baseado na força das pernas e nos saltos, este estilo tem como característica os movimentos que imitam os macacos.

Resultado de imagem para Estilo Macaco

Estilo Shaolin do Norte – tem como característica os ataques agressivos, chutes altos, agilidade e rapidez.

Resultado de imagem para Estilo Shaolin do Norte

Estilo Leopardo – Seus movimentos são rápidos e poderosos, com ataque em pontos vitais utilizando o punho, semelhante a uma machadada.

Resultado de imagem para Estilo Leopardo

Agradecimentos edição de texto: Priscila Campelo

Um comentário em “Kung Fu-O desenvolvimento dos estilos e significado

Deixe um comentário

Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora